segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Aqui mora um autista: aceitar é uma escolha sua; respeitar é um dever de todos

Quem transita pela Rua Boa Vista, em Piratuba, já se deparou com uma placa, no portão de uma residência. Ela diz "aqui mora um autista: aceitar é uma escolha sua; respeitar é um dever de todos". Esta foi produzida pelo casal Ezequiel Machado e Karla Lenhardt Machado. Eles são pais de um menino autista, o Kauê Lenhardt Machado.

A história é acompanhada de amor em dobro: além da dedicação em cuidar e amar um menino que é autista, Kauê é fruto do coração do casal. Atitude esta que faz esta família ser mais especial. Além de Kauê, Karla e Ezequiel também são pai e mãe do jovem Pablo, que é irmão de sangue, e de coração de Kauê.

Para eles, a placa serve de alerta: é preciso entender a rotina de um menino autista. Algumas atitudes parecem estranhas para algumas pessoas, porém, ao elas ficarem informadas de que Kauê é um menino especial, ficam curiosas e querem ficar ainda mais informadas. Acompanhado do texto, o desenho de uma casa, com os dizeres: "se ouvir gritos, choros e barulhos altos, respeite. Pois estou no meu momento de crise".

Ezequiel e Karla tem uma tarefa bastante agitada: enquanto Karla, que é psicóloga, cuida da parte técnica do autismo, Ezequiel busca cada vez mais direitos para aqueles que também são especiais como Kauê. Para isto, um grupo no Whatsapp com os pais de jovens assim estarem em comunicação constante.

Com esta luta, Kauê vive uma rotina como qualquer outro garoto de sua idade. Brinca, se comunica, mas também sente saudade. Quando retorna de um final de semana com os tios, com os amigos mais próximos, a saudade dos pais e irmão aumenta e a demonstração de afeto é visível e a atitude deixa todos de olhos marejados.

São atitudes de orientação como estas, e de histórias de superação como estas, que a humanidade vai entendendo e compreendendo que o autista constrói o seu mundo, porém tão conectado com o nosso quanto nós estamos com o mundo em que vivemos.

Fonte: Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM


Nenhum comentário:

Postar um comentário