terça-feira, 21 de maio de 2019

Secretaria promove Semana Estadual de Defesa Civil

Localizada no maior corredor meteorológico da América do Sul, Santa Catarina registra os mais variados fenômenos climáticos. Sendo assim, é de extrema importância que a sociedade esteja preparada para os mais diferentes tipos de eventos, preservando, assim, vidas e reduzindo prejuízos. Contando com essas características, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) promove a Semana Estadual de Defesa Civil, aproveitando os 46 anos da pasta.

Cada Cigerd (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres) regional preparou, entre os dias 20 e 24 de maio, uma série de ações que estão à disposição da população. Em Criciúma, por exemplo, nesta segunda-feira, 20, um espaço especial foi montado na praça Nereu Ramos para atender a população em parceria com a Defesa Civil Municipal. No dia 25 de maio, a ação ocorre no Parque das Nações, também em Criciúma, das 10 às 17 hs.

Segundo o secretário estadual, João Batista Cordeiro Júnior, todas as ações realizadas são resultado de muito trabalho em prol dos catarinenses. "Nestes 46 anos, a nossa Defesa Civil teve uma enorme evolução e hoje se destaca nacional e internacionalmente pelo trabalho de muitos homens e mulheres abnegados", reforçou.

Maiores informações sobre a programação regional estão a disposição em um dos Cigerd’s espalhados pelo estado. (Araranguá, Blumenau, Canoinhas, Caçador, Concórdia, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville,  Joaçaba, Lages,Maravilha, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Taió, Tubarão e Xanxerê).

Em Florianópolis, serão realizadas diversas palestras com interação entre todas as Regionais por meio de videoconferência, um grande simulado de evacuação no Cigerd e palestras. Dentre elas “Psicologia das Emergências e Desastres”, que será ministrada pelo Cel Luiz Antônio Cardoso.

Ainda alusivo à Semana Estadual de Defesa Civil, será realizado, nos dias 30 e 31 de maio, o “Seminário de Proteção e Defesa Civil: Incêndios Florestais, Barragens e Inteligência como estratégia em Redução de Riscos e Desastres (RRD)”. O evento será realizado no auditório “C” da UNISUL, Campus Pedra Branca, em Palhoça.

Na oportunidade, será debatido o grau de impacto das mudanças climáticas no desencadeamento de desastres, tais como as estiagens, incêndios florestais e eventos intensos pluviométricos associados a rompimentos de barragens. Da mesma forma a importância da adoção de práticas de inteligência e segurança que minimizem os efeitos, dinâmicas sócio econômicas e a vulnerabilidade social dos eventos citados.

Durante o seminário serão promovidos debates e a exposição de cases, práticas e lições Aprendidas. O evento é realizado em parceria com as organizações que integram o Comitê Técnico Científico junto com a SDC. Dentre elas: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal Catarinense ( IFC), Instituto Federal de Santa Catarina( IFSC),  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABPRRD). O evento é realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Informações e Inscrições estão disponíveis no site ouno site ou nas redes sociais da Defesa Civil de Santa Catarina.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE DEFESA CIVIL

DIA 30/5 (QUINTA)
8:00 às 11:00 - CREDENCIAMENTO
9:00 às 9:30 - CERIMÔNIA DE ABERTURA
9:30 às 10:15 - PALESTRA DE ABERTURA
10:15 às 12:00 - SESSÃO TEMÁTICA: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
13:30 às 15:00 - SESSÃO TEMÁTICA: SEGURANÇA EM BARRAGENS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
15:00 às 15:15 - COFFEE BREAK
15:15 às 17:30 - PRÁTICAS E LIÇÕES APRENDIDAS

DIA 31/5 (SEXTA)
9:30 às 11:00 - SESSÃO TEMÁTICA: INCÊNDIOS FLORESTAIS
11:00 às 12:00 - PRÁTICAS E LIÇÕES APRENDIDAS
13:30 às 15:00 - SESSÃO TEMÁTICA: INTELIGÊNCIA COMO ESTRATÉGIA EM RRD
15:00 às 15:15 - COFFEE BREAK
15:15 às 17:15 - PRÁTICAS E LIÇÕES APRENDIDAS

DIA 1/6 (SÁBADO)
10:00 às 12:00  - VISITA GUIADA CIGERD

Fonte: Ascom



Nenhum comentário:

Postar um comentário