terça-feira, 17 de setembro de 2019

Setembro Amarelo é tema de reunião entre profissionais da saúde de Ipira

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo.

As equipes da Estratégia Saúde da Família, ESFs de Ipira se reuniram na última semana para discutir o assunto. Conforme os profissionais da Saúde, para contribuir na prevenção do suicídio, é preciso ser capaz de perceber os sinais de alerta que uma pessoa emite. Desde o pensamento intermitente sobre a vontade de pôr fim na própria vida até o planejamento sobre como isso será feito, as pessoas costumam dar muitos sinais de que as coisas não vão bem. “Destacamos aqui a importância do apoio familiar. Não pode haver o descaso dentro de casa. Aquela famosa situação de que ‘é uma frescura, quem fala não faz, falta de surra, está chamando a atenção’, entre outras. É essencial que a família e amigos estejam atentos aos comportamentos das pessoas como forma de evitar que o pior aconteça”, ressaltaram os profissionais.

O CVV – Centro de Valorização da Vida, oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. basta discar 188, que a pessoa encontra voluntários disponíveis 24 horas todos os dias. Também é possivel fazer contato pelo site www.cvv.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário