terça-feira, 17 de setembro de 2019

Unc realiza 4º Fórum Ambiental e SEMAS, com visita ao CRDS de Piratuba no dia 27

A UnC Concórdia em parceria com a ENGIE, Consórcio Itá e Consórcio Machadinho, realiza nos dias 26 e 27 de setembro de 2019, no auditório da instituição, o 4º Fórum Ambiental e SEMAS – Água para o Desenvolvimento Sustentável.

A primeira palestra, no dia 26, será com o José Galizia Tundisi, ex-presidente do CNPq e presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA), e que já tem 35 livros publicados. Ele apresentará o tema “Água no Século 21: Problemas, Soluções e Perspectivas.

Além dele, se apresentam ainda Marcus André Fuckner, especialista em geoprocessamento na Agência Nacional de Águas - ANA em Brasília/DF, com o tema “ODS 6 no Brasil - visão da ANA sobre os indicadores”. Em seguida a palestra  “Políticas Públicas para a água”,

com Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da SOS Mata Atlântica. E, por último, a palestra com Ricardo Hideo Taniwaki, que recebeu o Prêmio Tese destaque USP 2017 e é professor adjunto do Centro de Engenharias, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, na Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, com o tema, “Importância das florestas na proteção dos mananciais”.

A coordenador do evento, a bióloga e professora da UnC, Celi Favassa, afirma que o evento pretende oportunizar aos municípios um espaço de reflexões e debates sobre os problemas ambientais. “Nossa intenção também é mobilizar as autoridades municipais e representantes da sociedade civil organizada para discussão das questões ambientais que atendam a demanda da região. O debate sobre água para o desenvolvimento sustentável é de extrema importância para a governança sustentável”, lembra ela.

O evento prevê ainda uma homenagem alusiva ao aniversário de 16 anos do Comitê Jacutinga, e a apresentação do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Engie Brasil Energia.

No dia 27 de setembro, os participantes realizam uma visita técnica em Piratuba, no Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável da Usina Hidrelétrica de Machadinho Carlos Ermírio de Moraes.

As inscrições são gratuitas até 25 de setembro no site www.unc.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário