quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Hospital Piratuba/Ipira faz cirurgias de catarata via SUS

A Sociedade Beneficente Hospital Piratuba/Ipira passou a oferecer cirurgias de catarata ainda na metade deste ano, mas de forma particular. Desde que o serviço iniciou, também começou um trabalho da equipe do Hospital e das Secretarias de Saúde de Piratuba e de Ipira, para cadastrar a instituição no SUS, com o objetivo de oferecer as cirurgias de graça. Recentemente o Estado cadastrou o Hospital e agora a população pode fazer o procedimento sem custo. Nesta quarta-feira, dia 30, serão realizadas 14 cirurgias. São 13 pacientes de Ipira e um de Piratuba.
O presidente do Hospital, Herto Alberto Horn destaca que a novidade é mais uma conquista da entidade e da população. "Desde o fim de 2018, quando não pudemos mais fazer o acolhimento de idosos, iniciamos a busca de novas alternativas de renda para o Hospital. Junto com os secretários de Saúde de Piratuba e de Ipira, Vanderlei Weber e Marcelo Minks e com nosso diretor, Tiago Bresolin, fomos em busca de novidades", conta. "Conversando com médicos e equipes de saúde do Estado, manifestamos o interesse em disponibilizar nossa entidade para as cirurgias de catarata. No primeiro momento conseguimos de forma particular, mas sempre buscamos também via SUS",detalha Horn. 
Depois de quatro meses de trabalho a entidade conseguiu o cadastro no SUS e está apto a realizar 300 cirurgias de graça à população até dezembro. Municípios de toda AMAUC podem encaminhar pacientes através dos mutirões que são realizados. "Destaco aqui o trabalho do Marcelo Minks de Ipira, pois ele é que foi o idealizador e nos ajudou muito para que isso fosse possível. E eu digo desde o início do trabalho, que não estamos focados somente no recurso para o Hospital, mas sim, na comunidade, nossa meta é atender bem a população. Piratubenses e ipirense terão o atendimento "em casa" e os pacientes da AMAUC também serão atendidos da melhor forma possível", destaca o presidente da entidade.
O quadro de profissionais que vai realizar os procedimentos conta com três médicos oftalmologistas, anestesistas e a equipe de enfermagem do Hospital. Ipira tem mais pacientes agendados para esta primeira leva de cirurgias, porque iniciou o cadastro antes. As consultas e procedimentos necessários já foram realizados. "Quem necessita de cirurgia deve procurar a Secretaria de Saúde do município onde reside. O encaminhamento é feito por eles e sem custo nenhum", finaliza Horn.
Fonte: Cristiano Mortari - Jornal Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário