quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Primeiras cirurgias de cataratas pelo SUS são realizadas no Hospital de Piratuba/Ipira

14 pacientes beneficiados nessa etapa.

Foram realizadas hoje, dia 30 de outubro, as primeiras cirurgias de cataratas através do Sistema único de Saúde - SUS - no Hospital de Piratuba/Ipira, sem custo algum para os pacientes. Nessa primeira etapa, 14 procedimentos foram feitos, 13 do município de Ipira e um de Piratuba.
A Secretaria de Saúde de Ipira foi a principal parceira da entidade na busca junto ao Estado para conseguir a autorização para oferecer o serviço gratuitamente à população da região.

Conforme explica o secretário de Saúde e Assistência Social, Marcelo Minks, a ideia surgiu da necessidade de suprir as demandas do município de Ipira e da também da região. “Essa foi uma das alternativas encontradas para movimentar o Hospital na complementação da renda e ao mesmo tempo beneficiar a população que necessitava da cirurgia. Após várias conversas com a direção, equipe do hospital e gestores dos demais municípios, surgiu à ideia de realizar essas cirurgias eletivas (que não oferecem riscos aos pacientes) ”.

O primeiro teste na área oftalmológica para as cirurgias de cataratas no Hospital, ainda de forma particular, mas com o apoio do município de Ipira, aconteceu nos dias 5 e 6 de junho. Na ocasião, 10 procedimentos foram executados, com preços acessíveis. Desde então, vários procedimentos estão sendo feitos.

Estima-se que até o final de dezembro sejam alcançadas 300 cirurgias de cataratas. Minks destaca que à busca para que novas especialidades sejam trazidas ao Hospital continua, sempre com o apoio da Prefeitura de Ipira e Diretoria do Hospital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário