quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Piratuba realiza caminhada de conscientização do Outubro Rosa

Uma caminhada no final da tarde desta terça-feira, dia 15, marcou as ações do Outubro Rosa em Piratuba. O grupo se concentrou na Rua dos Hotéis, de onde partiu em direção à Praça do Ferroviário, no centro da cidade.

A professora Daiane Maria Aliprandi, que é a presidente local da Rede Feminina de Combate ao Câncer  - RFCC, elogiou a atuação das mulheres piratubenses no movimento, que contou também com a participação da primeira dama Marise Benjamini e profissionais da secretaria de Saúde de Piratuba.
Em Piratuba, a rede tem realizado campanhas educativas com encontros mensais e acolhimento às mulheres vítimas da doença. O grupo foi responsável pela decoração da Praça do Ferroviário.



Saiba mais
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O movimento,  criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, acontece anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A única região do país em que o câncer de mama não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.

Fonte: Ernoy Mattiello


Nenhum comentário:

Postar um comentário