sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Secretaria da Saúde de Capinzal realizará neste sábado o " Dia D" de vacinação contra o Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que pode causar complicações à saúde e em casos mais graves, levar à morte. É uma doença extremamente contagiosa onde o vírus se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas.

Os sintomas da doença são febre alta, tosse, coriza, manchas vermelhas e olhos avermelhados. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Por isto neste sábado, 19 de outubro, as Unidades de Saúde do município de Capinzal estarão abertas das 8h às 17h para realizar o “Dia D contra o Sarampo”, que tem como objetivo a vacinação contra a doença, que pode ser evitada apenas com a vacinação.

As vacinas que previnem o sarampo são a Tríplice viral (protege contra sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela – catapora). Os grupos que devem ser vacinados prioritariamente são 6 a 11 anos, bebês de12 a 15 meses, 1 a 29 anos e 30 a 49 anos de idade.

Segundo a enfermeira Tailana Bazzo, desde o dia 7 de outubro já foram vacinadas 162 pessoas contando crianças e adultos. A meta da Secretária é vacinar o máximo de munícipes possível.

Fonte: ASCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário