quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Sicredi UniEstados conquista Prêmio de Excelência em Gestão

Reconhecimento do Sistema OCB mostra transparência e compromisso da cooperativa

Em um universo de centenas de cooperativas nos seus mais variados ramos, apenas 56 foram reconhecidas pelas melhores práticas de gestão e governança, e a Sicredi UniEstados está entre elas. A cooperativa conquistou o Troféu Bronze na categoria Compromisso com a Excelência na 4ª edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A solenidade de premiação foi realizada na noite desta terça-feira, 8 de outubro, em Brasília, e contou com a presença de representantes do cooperativismo nas cinco regiões do país, além de autoridades e parlamentares. Receberam o reconhecimento o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani juntamente com a coordenadora jurídica da cooperativa, Simone Diel.

Ao todo, 272 cooperativas se inscreveram no ciclo 2019/2020 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), implementado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade e que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop.
A Sicredi UniEstados participa do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) desde 2015 e tem obtido excelentes resultados, que têm auxiliado na gestão da cooperativa, assim como na tomada de decisões, tanto estratégicas como nas ações do dia a dia, visando melhorias contínuas.

Para o Assessor de Projetos, Processos e Qualidade da Sicredi UniEstados Iran Joel Bandurka, receber o reconhecimento do Sescoop, na Categoria Compromisso com a Excelência, é grandioso e há muito a comemorar. “O PDGC em todos seus ciclos nos deixa a validação do trabalho e as lições aprendidas, nos motivando a seguirmos em frente, buscando, ainda mais, uma Cooperativa sólida, sustentável e inovadora”, afirma Iran.

O presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, ressalta a importância do reconhecimento e faz questão de ressaltar o papel de cada agente para essa conquista: "Esse prêmio é resultado do esforço de nossos colaboradores e conselheiros, do comprometimento de nossos associados e do engajamento de nossas comunidades. Portanto deve ser compartilhado e comemorado por todos", concluiu.

SELEÇÃO

No período de sete meses, as cooperativas inscritas no PDGC foram avaliadas, o que incluiu, inclusive, visitas in loco a 70 delas. Os objetivos foram analisar os procedimentos gerenciais praticados, bem como oferecer um feedback a respeito da gestão atual. A Comissão Julgadora contou com representantes do CNPQ, Banco Central, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Economia, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal de Minas Gerais.
O Sescoop avaliou as cooperativas conforme seu nível de maturidade no PDGC que são três: Primeiros Passos para a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágio inicial de um programa de melhoria da gestão; Compromisso com a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados; Rumo à Excelência – aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e cujos resultados já demonstram competitividade.

Ainda por meio deste Prêmio é possível destacar as boas práticas e promover a troca de iniciativas entre as cooperativas reconhecidas, no Workshop de Boas Práticas em Governança e Gestão, realizado no ano seguinte ao da premiação. Além disso, as boas práticas passam a compor um compêndio referente a cada ciclo do PDGC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário