sábado, 23 de novembro de 2019

Educação postural é trabalhada nas escolas Ipirenses

Os alunos do 3º, 4º e 5º anos da Escola Básica Municipal Hedi Klein Matzenbacher, tiveram uma palestra sobre os cuidados com a coluna vertebral. A fisioterapeuta do município, Gisele Dallagnol, falou sobre os cuidados que se deve ter com a estrutura da coluna vertebral, sua função, curvaturas fisiológicas, desvios patológicos, influência do uso inadequado da mochila, formas corretas de sentar, utilização da mochila, postura no uso de smatphones, entre outros. A atividade faz parte do Programa Saúde na Escola e aconteceu na quinta-feira, dia 21.

“No ambiente escolar, com relação à mochila, é visível que muitos estudantes levam mais coisas do que é necessário no dia, o que resulta em carga maior. Ainda, muitos carregam a mochila de forma inadequada, em apenas uma das alças e com elas longas, propiciando má postura e com isso sobrecarregando a coluna vertebral. O recomendado é que a carga da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal da pessoa. É importante que os pais verifiquem com seus filhos os materiais que realmente são necessários para as atividades escolares, para não levar peso demais”, explicou Gisele.

Os alunos participaram ativamente do momento, questionando e pedindo mais explicações sobre má postura, principal causa das dores nas costas e que pode levar a desvios na coluna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário