sábado, 23 de novembro de 2019

Ipira realiza seminário regional para discutir novo Fundeb

Evento teve a participação do deputado federal Pedro Uczai

Um seminário que debateu a proposta de relatoria do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - (Fundeb), que atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio, foi realizado pelo Governo Municipal de Ipira, através da Secretaria de Educação, na manhã de sexta-feira, dia 22, no centro Cultural.
 
O evento reuniu professores e gestores escolares da região do Integrar, do qual fazem parte os municípios de Alto Bela Vista, Ipira, Piratuba e Peritiba e contou ainda com a presença do deputado federal Pedro Uczai, integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em Brasília. Ele falou sobre o relatório da deputada e professora Dorinha, apresentado ao Congresso Nacional através da Comissão Especial da Câmara, que prevê complementação da União de até 40% em 10 anos ao fundo. O documento deve ser encaminhado ao Senado, para em seguida ser submetido à sanção presidencial.
 
De acordo com Uczai, a intenção é garantir um percentual mínimo de 15% para a educação, uma vez que o Fundeb expira em dezembro de 2020 e movimentos políticos têm se apropriado do momento para tentar reduzir o percentual de investimentos obrigatórios no setor educacional brasileiro.

Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020, que funciona como uma poupança nacional, dedicada à educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário