quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Menina de 12 anos que reside em Zortéa está internada com suspeita de meningite

Uma menina de 12 anos, moradora de Zortéa, está internada em Joaçaba com suspeita de meningite. A informação foi confirmada ao jornalismo da Rádio Capinzal pelo prefeito Alcides Mantovani.

O chefe do executivo zorteense destaca que na terça-feira (05) a criança passou mal na escola, sendo levada para o hospital e desde então segue internada na UTI.

Mantovani conta que todas as medidas de prevenção foram executadas, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, com higienização da sala de aula onde a criança estuda.

Ainda de acordo com o prefeito, aguarda-se a confirmação oficial, mas pelos sintomas e diagnóstico inicial, tudo indica que seja meningite, provavelmente bacteriana. O resultado deve ser divulgado até o meio dia.

Doença

Meningite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames, em especial a coleta de líquido da medula espinhal (punção lombar).

MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida. A melhora costuma ser espontânea, em algumas semanas, sem necessidade de tratamento específico.

MENINGITE BACTERIANA: é muito grave e deve ser tratada como uma emergência médica. Se não tratada, pode danificar seriamente o cérebro e causar infecção generalizada, levando à morte. O tratamento é realizado com antibióticos por via venosa e monitoramento hospitalar.

SINTOMAS DE MENINGITE: Os principais sintomas são dor de cabeça intensa, vômito, febre alta, endurecimento da nuca e sensibilidade à luz. Muitas pessoas também apresentam manchas na pele.

CONCEITO: A meningite é a infecção das meninges, as membranas que revestem e protegem o cérebro e a medula espinhal. A infecção faz as meninges inflamarem e incharem, o que pode danificar nervos e o cérebro.

COMPLICAÇÕES (SEQUELAS): podem variar de gravidade de pessoa para pessoa, e podem ser temporárias ou permanentes. Em geral, quanto mais grave a infecção, maior a chance de complicações. Perda da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral são possíveis complicações da meningite.

Fonte: Rádio Capinzal


Nenhum comentário:

Postar um comentário