sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Conselheiros tutelares tomam posse em Piratuba

Uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (10), no plenário da Câmara de Vereadores de Piratuba, marcou a diplomação e posse do novo grupo de conselheiros tutelares do município.

Dos 12 postulantes ao cargo na eleição que aconteceu em outubro de 2019, cinco assumiram oficialmente as vagas titulares do conselho. Os diplomados são Ingrid Eliane Weigert Kirst, Julciani Abatti Mafioletti, Tatiane Aparecida Pinheiro, Michael Fernando Sandi e Marines Duarte Carvalho da Silva.

Segundo o jornalista Alison Martins, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, outros sete candidatos passam a ocupar as vagas de suplentes, podendo ser chamados a ocupar o cargo no decorrer do período.

A jornada de trabalho para um Conselheiro é de 30 horas semanais, com remuneração de R$ 1508,75. A atuação da nova equipe se estende até 2024, quando novas eleições devem ocorrer.

Saiba mais

O trabalho do conselheiro tutelar é atender, acompanhar, fiscalizar e agir em situações em que os direitos de crianças e adolescentes estão sendo ameaçados ou violados — seja pela sociedade ou pelo Estado (como na falta de vagas em escolas ou tratamentos em hospitais), pela família ou pelo responsável (em casos de violência, abuso ou negligência), ou em razão de sua própria conduta (quando trata-se de um jovem infrator ou de usuários de drogas ou álcool). Os direitos são previstos de acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ernoy Mattiello/ Redação





Nenhum comentário:

Postar um comentário