quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Ipira lança documentário e livro para marcar os 100 anos do Kerb

Os festejos dos 100 anos do KERB de Ipira terminaram na sexta-feira, dia 31, com o lançamento do livro e do documentário que conta a história de uma das festas mais tradicionais de Santa Catarina. O lançamento aconteceu no salão de eventos da Igreja Luterana.

A Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Ipira, através do secretário Oladimir Odi Rese, coordenou a produção do livro e do documentário.

O livro tem como principal autora a ipirense Mirian Elisabeth Bender Ritter de Gregório, ela destacou a importância do Kerb, a evolução desde o seu surgimento e a grandeza do mesmo. “Foram os imigrantes do Hunsrück e de outras regiões da Alemanha, que trouxeram a tradição de comemorar, com uma festa, a inauguração de uma igreja, evangélica ou católica. Tradição que se mantém até hoje”, ressalta na página 37 do livro “Tradição que se Perpetua”. Além dela, foram colaboradores do Documento Histórico: “Melita Koch, Claudiana Koch, América Arnalda Bender Ritter, Eliane Rodrigues Alves Koch, Rosane Terezinha Gruhlke Rese, Geni Nitz, Noemia Jung Duarte, Noemia Hach Wolfart, Orlando Rex, Neocir Rogério de Cesaro, Edgar Steckling, Emerson Ari Reichert, Cláudio Victor Rogge, Adilson Alfredo Schwingel, Francelino de Cesaro, Edite Fünckler, Ilse Röesler Luersen, Isolde Bender Morche, Arno Wolfart, Auri Schmidt, Oladimir Odi Rese, Aline Andres e Alex Morais”.

O documentário tem uma hora de duração e conta a trajetória, desde a chegada dos primeiros imigrantes, o início das festividades, o Kerb nas casas e nos salões de baile, a religiosidade, a história da decoração, da culinária, da música, da boneca e das soberanas. 

O prefeito Emerson Reichert ressaltou seu apoio à festa e disse que é uma obrigação do poder público trabalhar a cultura local e manter ela viva. “Durante toda nossa gestão sempre apoiamos o Kerb, somos conscientes da sua importância para cada um de nós aqui hoje e para as futuras gerações”. O secretário Oladimir falou sobre a emoção do dia e de estar materializando a história do evento centenário. “Agradeço o apoio do prefeito e daqueles que contribuíram com seus conhecimentos para esse belo trabalho”.

O trabalho contou com o apoio da consultoria do Sebrae e do Projeto Integrar.

Aline Andres/ Redação




Nenhum comentário:

Postar um comentário