segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Ipira realiza primeira etapa da vacinação contra o sarampo


A equipe da saúde de Ipira trabalha na 1ª etapa de vacinação contra o sarampo. A campanha iniciou no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março. O dia “D” aconteceu no sábado, dia 15, na Unidade Básica de Saúde da Sede.

De acordo a técnica de enfermagem Kamila Appel, responsável pela vacinação em Ipira, foram aplicadas 57 doses da vacina. Devem se vacinar crianças de seis meses a pessoas de 49 anos. “Nosso objetivo é vacinar todas as pessoas dessa faixa de idade, inclusive pessoas que não tomaram nenhuma dose, e impedir a circulação do vírus no município”, explicou.

Kamila lembra que é importante apresentar a carteira de vacinação. “É através dela que verificamos as datas e vacinas que a pessoa tomou e ainda precisa tomar, orientando para outros procedimentos quando é necessário”, finalizou.

Saiba mais
O sarampo é uma doença respiratória, extremamente contagiosa e que pode causar complicações como pneumonia e encefalite e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar e falar. O vírus pode permanecer vivo no ambiente por até duas horas. Os sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é a vacina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário