quarta-feira, 1 de abril de 2020

Artigo: O marketing do seu negócio não para em tempos de coronavírus

As incertezas quanto ao futuro da economia em tempos de coronavírus - do mundo aos negócios de nossas pequenas cidades, têm aumentado significativamente a preocupação de todos nós. Sem entrar no mérito de quem está certo ou errado na questão da prorrogação da quarentena, quero compartilhar algumas ações de marketing que podem ajudar o seu negócio nesse período. Vamos lá!

Se você é dono de um negócio, uma coisa é certa: não deve parar de divulgar a sua marca e de interagir com o público, agora, e principalmente depois que tudo isso passar! As pessoas vão continuar consumindo, mesmo que em quantidades menores. O seu concorrente sabe disso e não vai interromper os anúncios dos produtos e serviços que ele oferece, mantendo a interação mais próxima com o cliente.

Deste modo, caro (a) dono (a) do negócio, você precisa mostrar que a sua empresa existe, que vai seguir atendendo com a mesma (ou melhor) qualidade. Use a criatividade, anuncie que as portas estarão abertas assim que for possível e não esqueça de manter contato com os seus melhores clientes.

Ações de marketing que você pode adotar

- Informe que a sua empresa está tomando todas as medidas de higiene necessárias, e, se puder, utilize informativos com imagens para demonstrar dentro do local como as pessoas podem estar se protegendo e protegendo os que estiverem ao redor. No caso do delivery, deixe claro que os cuidados com o manuseio dos produtos estão sendo redobrados. As pessoas estão muito preocupadas com o que vão receber em suas casas e preferem comprar de marcas responsáveis.

- A sua empresa não é da área de saúde? Então, não fale de assuntos técnicos nas redes sociais, como se você fosse um especialista em coronavírus. Para isso existem os meios oficiais do governo e a imprensa com informações a todo instante. Faça posts sobre o assunto apenas se eles serão relevantes, como nos exemplos que citei na ação anterior. 

- Não seja oportunista! Se você tem álcool em gel para vender, por exemplo, jamais anuncie isso como se a sua empresa fosse a “salvadora da pátria”. Pelo contrário, tenha empatia, mostre que manteve (ou até diminuiu) o preço porque quer ajudar. Isso reforça o seu compromisso social e gera uma boa imagem.

- Crie combos com descontos do tipo: um “voucher” que garante ao cliente um produto ou serviço agora e outro para ele usufruir dentro de um determinado período.

- Falando em combos, busque parcerias com outras empresas locais, afinal, estamos todos juntos nessa. Se liga nos exemplos: na compra de uma pizza, com mais R$ 5,00 o cliente leva uma sobremesa, que é feita pela sua amiga confeiteira. Ou ainda, na compra de uma blusinha, você leva uma toalha de rosto da loja ao lado, com o seu nome.

Ações para o setor de turismo

- As pessoas vão voltar a fazer viagens! Por isso devemos mostrar que tudo está sendo cuidado para a volta delas. E quando for possível viajar, não esqueçamos de avisá-las de como o parque termal, o comércio, os passeios e os hotéis estão bonitos e seguros para receber cada visitante. Além, é claro, do nosso costumeiro bom atendimento.

- Como a temporada de excursões da terceira idade está comprometida, as ações de marketing devem ser, em sua maioria, voltadas ao público da faixa etária que costuma nos visitar no verão.

- Para os meios de hospedagem: promovam pacotes no estilo “consórcio” ou assinatura de “programa de viagens”, onde o cliente começa a pagar desde já e pode escolher o período em que deseja estar hospedado. Aproveitem para incluir ingressos do parque termal e outros passeios no pacote.

Tiago Cowaciz



Um comentário:

  1. Muito bom é esse tipo de coisa que precisamos compartilhar.👏🏽👏🏽👏🏽👐👐

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