quarta-feira, 8 de abril de 2020

Hospitais Piratuba/Ipira e Peritiba fazem mudanças no atendimento durante a pandemia

Com a pandemia do Covid-19, o Coronavírus, os sistemas de saúde de todo país estão se adaptando, tanto para manter atendimentos essenciais, como para os casos suspeitos ou confirmados do vírus. O Hospital de Peritiba e o de Piratuba/Ipira, também fizeram ajustes em função da epidemia.
A Associação Beneficente Hospitalar São Camilo-Peritiba, visando a segurança e proteção da população, realizou algumas alterações nos atendimentos. "Separamos as portas de entrada, uma para pacientes com sintomas respiratórios e outra para o restante dos atendimentos. Também alteramos o horário de visita, que passa a ser das 13h às 14h e somente um visitante sem rodízio", explica a diretora da Associação Beneficente Hospitalar São Camilo - Peritiba, Loana Paula de Britto.
Ela também comenta que os pacientes devem fazer contato antes de irem até o Hospital. "Disponibilizamos telefone para contato prévio dos pacientes, para receberem orientações antes de procurar o Hospital. Os números são (49) 3453 1114 e (49) 9 9124 0824. A orientação é que os pacientes só busquem atendimento em caso de urgência e emergência. Já os atendimentos eletivos, que são consultas, exames de imagem e cirurgias foram suspensos", relata Loana.
A diretora também conta que o Hospital está trabalhando em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Peritiba, que disponibilizou uma técnica em Enfermagem e um médico para atendimentos dos pacientes com sintomas respiratórios.
Os pacientes com sintomas mais graves serão encaminhados para Hospital de referência ou via regulação, e os com sintomas leves serão internados no Hospital São Camilo ou ficarão em isolamento domiciliar conforme indicação médica. O próprio Hospital possui leitos de isolamento que estão preparados para casos mais leves, com os equipamentos necessários.
No Hospital Piratuba/Ipira as orientações são as mesmas. O diretor da entidade, Tiago Bresolin, destaca que pessoas com suspeita de Coronavírus devem procurar atendimento somente no Hospital, mas preferencialmente ligar primeiro pra receber orientação. O telefone é (49) 9 8423 5298
O Hospital está atendendo 24 horas por dia em parceria com as Unidades de Saúde de Piratuba e Ipira que estão disponibilizando médico para fazer o atendimento durante o dia nos dias de semana. "A intenção é centralizar as suspeitas somente no Hospital, evitando a circulação de pessoas possivelmente contaminadas, nos postos de saúde", explica Bresolin.
Após o atendimento, se a orientação for o paciente ficar em casa, ele é acompanhado pela Unidade de Saúde do seu município. "Importante ressaltar que na dúvida deve ligar primeiro pra depois ir ao hospital, evitando a aglomeração de pessoas", reforça o diretor.
Tiago ainda comenta que em casos não graves e que o paciente possa ficar em quarentena em casa, a orientação é que fique na residência sendo acompanhado pela unidade de saúde do seu município. Ele relata que caso o paciente precise de internação, há uma ala exclusiva pra receber a pessoa.
 Já os pacientes que precisarem de cuidados de UTI, serão transferidos através do sistema do estado que definirá pra qual unidade ele será encaminhado, provavelmente Concórdia, dependendo da disponibilidade de vaga.
Bresolin também relata que o Hospital Piratuba/Ipira está com 18 leitos exclusivos pra receber pacientes de Corona. "Temos um respirador e mais o aparelho de anestesia que pode ser usado como respirador, porém, os equipamentos aqui somente seriam usados em um cenário que não houvesse mais vagas nas UTIs", destaca.

Jornal Comunidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário