quarta-feira, 22 de abril de 2020

Missas continuam suspensas por mais 15 dias na Diocese de Joaçaba

Em nota divulgada por Dom Frei Mário Marquez, bispo da Diocese de Joaçaba, as missas ficarão suspensas por mais 15 dias. “Nossa decisão está pautada na portaria 254, de 20 de abril, que orienta sobre a realização e cultos religiosos. A decisão foi tomada por todos os bispos de Santa Catarina depois de uma reunião através de vídeo conferência”, disse.

Segundo Dom Mario, cerca de 60% dos sacerdotes da diocese que atuam nas 25 paróquias são do grupo de risco. “Outro fator que pautou nossa decisão de permanecer com as Igrejas fechadas é o fato da portaria limitar a presença dos fiéis em 30% nas celebrações e as suas exigências”, explicou.

A prática da comunhão também não pode ser feita de acordo com os ritos católicos. “O artigo orienta que a comunhão deve ser partilhada somente se estiver pré-embalada, o que dificulta a distribuição nas celebrações e isso é uma questão muito séria”. Dom Mario ainda lembrou dos casos de Covid -19 que existem na região e o número de infectados.

Novas avalições podem ser feitas e novas decisões podem ser tomadas nos próximos dias. “Estamos acompanhando a situação e tomando decisões da forma mais sensata para proteger a vida de todos os cristãos nesse momento de dificuldade”, finalizou Dom Mario.


Nenhum comentário:

Postar um comentário