quarta-feira, 8 de abril de 2020

Psicóloga Andréia Hibner dá dicas sobre como agir nesse momento de pandemia

A psicóloga Andréia Hibner, servidora da Secretaria de Saúde de Piratuba, apontou dicas comportamentais e boas práticas para a superação desse momento longo de quarentena e isolamento social provocado pelo Covid-19.

De acordo com Andréia, as pandemias costumam causar pânico. “Este tipo de situação pode abalar a saúde mental, trazendo pânico, estresse e aumento dos níveis de ansiedade, agravando também transtornos já existentes e até desenvolvendo novos. Caso ocorra alguma coisa/situação que possa tentar tirar o seu equilíbrio, segue uma dica: faça uma afirmação positiva como por exemplo, isso vai passar, tudo vai ficar bem. Escolha uma frase, repita a frase escolhida até você sair daquele espaço de perturbação, fazendo assim você estará treinando seu cérebro como ele deve pensar, tirando o foco do negativo para o positivo”. 

Outras sugestões
- Evite ler e compartilhar notícias ruins, isso gera mais ansiedade;
- Cuidado com os pensamentos compulsivos, dê um tempo para sua mente, leia um livro, medite, tente relaxar da forma que mais lhe agrada;
- Aproveite esse tempo para aprender algo novo;
- Concentre-se na sua respiração;
- Se alimente bem e faça atividade física;
- Telefone para as pessoas que você ama;
- Organize o ambiente em que você vive.

“Agora é hora de criar resiliência, ter paciência esperança e fé, esse é o momento de aprendizado e conscientização, uma hora isso tudo vai acabar e iremos sair ainda mais fortes. Foque agora apenas no que você tem controle, viva o "agora" evite sair de casa sem necessidade, cuide de quem você ama!”, enfatiza a psicóloga.

Ela ainda orienta as pessoas a não acreditarem nos pensamentos catastróficos que a mente produz. “Procure ter pensamentos bons de amor paz e cura. Nós precisamos estar fortes e unidos e não tem outro jeito se não mantermos uma boa vibração. Quando eu cuido de mim, eu cuido do outro e assim cada um faz a sua parte!”, finalizou.

Ernoy Mattiello/ Redação



Nenhum comentário:

Postar um comentário