terça-feira, 7 de abril de 2020

Vigilância Sanitária de Piratuba intensifica rotina de orientações

As vistas são de orientação técnica e servem para os empresários e profissionais liberais tirarem as dúvidas sobre as novas regras que entraram em vigor a partir desta semana em todo o Estado de Santa Catarina.

De acordo com o fiscal da Vigilância Sanitária de Pirituba, Soeliton de Oliveira, a nova agenda de instrução para a retomada de atividades, iniciou na segunda-feira, dia 06. Ele destaca que a presença da equipe da Vigilância Sanitária, nas repartições privadas de profissionais liberais e serviços essenciais, se faz necessária para orientar e acompanhar o cumprimento das medidas adotadas como normativas estaduais na contenção ao Coronavírus – (Covid-19).

Com a nova portaria, publicada no domingo, dia 05, pelo Governo do Estado, estão liberadas para o funcionamento, diferentes atividades como serviços de assistência e clínicas da área da saúde. Também está permitida a retomada de escritórios de advocacia e de contabilidade.

Segundo Oliveira, os profissionais devem manter distanciamento seguro, técnicas de higienização de ambientes e pessoal, além de uso de equipamentos de proteção individual e atendimentos individuais. “Em Piratuba, felizmente empresários e comerciantes têm se adaptado bem as determinações e nosso principal papel, tem sido o de orientação e esclarecimentos. O retorno às atividades segue uma lista de regras que foram estabelecidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), dirigida pelo secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, assim como ocorreu com as áreas que já voltaram a funcionar, como a da construção civil, dos corretores de imóveis e da autorização para lojas que vendem chocolate”, afirma Oliveira.

Desde o início do decreto, também estão permitidos, os serviços essenciais, como as áreas de saúde, alimentação e segurança.

O município de Piratuba, à exemplo do estado, decretou situação de emergência e está em regime de quarentena, com medidas de isolamento e restrição social. Santa Catarina tem 379 casos de Covid-19 e dez mortes ocorridas pela infecção, segundo dados divulgados no fim de semana.

Em Piratuba, segundo a Secretaria de Saúde, até o momento não há casos confirmados de pacientes infectados pelo Coronavírus – (Covid-19).

Ernoy Mattiello/ Redação



Nenhum comentário:

Postar um comentário