terça-feira, 21 de julho de 2020

Hospital Nossa Senhora das Dores está com 100% dos leitos para Covid-19 ocupados

A diretora do Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal, Irmã Adelaide Frigo, confirmou nesta terça-feira (21) a lotação em 100% dos 14 leitos dedicados ao enfrentamento da Covid-19. A unidade hospitalar abriu mais 5 leitos de isolamento, mas depende da habilitação do Governo do Estado.

Em entrevista ao jornalismo da Rádio Capinzal, Irmã Adelaide, revelou que desde o mês de abril a ala Covid recebia em média um a dois pacientes, mas a partir de sexta-feira (17) o cenário mudou completamente e atingiu a lotação máxima. Muitos dos pacientes testaram positivo e outros aguardam o resultado do exame.

A diretora lamentou o fato de muitos estarem procurando a emergência do hospital com os sintomas da doença, colocando em risco outras pessoas, sendo que a orientação é para procurar o Centro de Triagem e, caso necessário, será feito o encaminhamento para a ala do Covid.

Irmã Adelaide revelou que no último domingo (19) a médica de plantão na atendeu 22 pessoas com sintomas da doença. Ela ressalta que o setor de emergência não é para esse tipo de atendimento. “A emergência é para emergência e não para Covid”, destacou a diretora a qual lamentou a aglomeração de pessoas em alguns bares do município.

Conforme a diretora do HNSD, caso o Estado não autorizar a abertura dos cinco novos leitos, persistindo o atual cenário, os novos pacientes terão que ser transferidos para outras cidades em que tiver vagas disponíveis. O mesmo ocorre quando o agravamento do estado clínico dos pacientes já internados, uma vez que a unidade não dispõe de leitos de UTI.

Fonte: Rádio Capinzal


Nenhum comentário:

Postar um comentário