quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Usuários da APAE de Ipira recebem verduras frescas através do projeto 'Horta Especial'

O projeto Horta Especial começou a ser desenvolvido em 2018 e tudo é feito através de parcerias, doações e trabalho voluntário. Até iniciar a pandemia, em março deste ano, além dos parceiros, os alunos da APAE participam ativamente da plantação e colheita das verduras no terreno de cerca de 450 metros quadrados na Rua Alexandre Walter Roesler. Na horta são plantados vários tipos de verduras, como, alface, rúcula, repolho, couve flor, brócolis, beterraba, cebola, aipim, batata doce, além de diversos tipos de temperos e chás.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Ana Paula Luvison Fischer, foram as parcerias que oportunizaram a realização da horta. "O terreno foi cedido por Odair Demin, as mudas são doadas pela Agro Veterinária IPÊ, Prefeitura de Ipira, vereador Leandro Förster, Hotel Paraíso e Sicredi. O técnico agrícola, Olavo Conte, auxilia na plantação e o meu pai, Osmar Lovison, auxilia em diversas funções. Ainda temos a colaboração de alguns pais e que quem quiser ajudar é bem-vindo", explicou.

Parte dos alimentos produzidos era consumido na APAE e outra doada para os usuários. Com a pandemia, a professora Ana precisou mudar a estratégia para manter o projeto funcionando. "Decidi manter o projeto e conforme cada um pode vai ajudando na plantação, na colheita e na entrega. Todas as verduras são distribuídas gratuitamente para as famílias dos usuários, que estão em isolamento social. Alguns pais pegam as verduras na escola e para outros, que também dependiam do transporte escolar, levo com meu carro ou com a ajuda de um parceiro", finalizou.



Moção de Aplauso:

A Moção de Aplauso, proposta por um vereador, é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade. A proposta de Moção de Aplauso registrada nesta matéria foi feita pelo vereador Leandro Förster e entrou na pauta das Casa Legislativa de Ipira na terça-feira, dia 26 de agosto. No dia 1º de setembro ela foi aprovada por unanimidade.







Fotos: arquivo professora Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário