quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Estação meteorológica da Epagri/ Ciram é instalada em Piratuba

Já está funcionando em Piratuba, uma estação agrometereológica da Epagri/Ciram. Ela foi instalada em uma área do Parque de Eventos. O equipamento pode monitorar as condições do tempo e do clima na região.

De acordo com a técnica meteorologista responsável, Thays Camassola, a nova estação registrará continuamente as variáveis meteorológicas. "Podemos saber sobre a temperatura, umidade relativa do ar, a precipitação (chuvas) e molhamento foliar. Os dados são enviados ao banco de dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina - CIRAM e disponibilizados gratuitamente através da plataforma Agroconnect", explica.

Ela conta que o equipamento vai reforçar a modelagem para a previsão do tempo na região e oferecer monitoramento contínuo das condições atmosféricas no município. "Esses dados são utilizados para emissão de laudos meteorológicos em situações de eventos climáticos extremos, tais como, enchentes, estiagens, granizo, danos nas lavouras e estruturas agrícolas, e outros", destaca.

O técnico da Epagri de Piratuba, Alexandro Mello Schmitz, que acompanha o trabalho no município, diz que o equipamento vai ajudar no planejamento de diversas atividades. "Quando a empresa falou em disponibilizar o equipamento, nós da Epagri de Piratuba já solicitamos um. É importante o registro desses dados para o planejamento dos agricultores, assim, algumas ações podem ter mais precisão na hora de serem executadas. Importante também, é que a gente pode armazenar esses dados para futuros estudos e para a emissão de documentos e laudos quando for necessário", detalha.

Para saber as informações em tempo real, acesse:

www.ciram.sc.gov.br/agroconnect/#

Fonte: Geferson Schreiner - Jornal Comunidade




Nenhum comentário:

Postar um comentário