quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Piratuba - Entrevista com José Luiz Fontanella, candidato a prefeito - MDB/PL

 1 – Se for eleito, qual será a primeira ação de governo?

Visitar todos os setores da administração municipal para que todos os funcionários sejam ouvidos. Queremos saber exatamente o que cada setor necessita, para aí sim, dar início ao nosso trabalho. Vamos assumir o compromisso com nossos servidores e com a comunidade, para que juntos, a gente possa fazer o melhor por Piratuba. Nós assumimos compromissos em nosso Plano de Governo, e vamos executar.


2 – Por que o eleitor deve votar no senhor?

O eleitor pode confiar no meu trabalho. Assumi este compromisso e tenho muita  vontade de contribuir com meu município. Quem me conhece sabe do meu empenho e comprometimento quando assumo qualquer função. Assim foi no Hospital, e em todas as entidades que participei. Assim também é há mais de 30 anos com nossos agricultores. Eu quero ser prefeito para trabalhar, para ouvir a população e vou estar sempre circulando, na cidade, no interior, nas propriedades, nos estabelecimentos. Vamos ouvir a população. Gosto de chegar cedo ao trabalho e não tenho hora pra sair. Outra questão que é importante frisar, é que faço tudo da forma certa, correta, mesmo que por vezes não seja do agrado de algumas pessoas. O eleitor pode votar com tranquilidade, que terá um prefeito trabalhador, comprometido e que estará sempre ao lado dos piratubenses.


3 – Escolha dois dos setores que considera importantes de seu município e diga como pretende administrá-los?

Difícil destacar somente dois setores, pois vejo que a administração municipal deve andar como um todo. É natural que uma cidade turística como Piratuba, onde a maioria dos empregos são gerados direta ou indiretamente, merece uma atenção especial, no sentido de promover, de trazer cada vez mais turistas para nossa cidade. A agricultura é o outro setor que mais gera ocupação das pessoas e que precisa de atenção e apoio. Nesses mais de 30 anos trabalhando em Piratuba, observei nossa agricultura e pecuária evoluindo muito, graças ao esforço e determinação de nossos agricultores. Mas penso em focar nossos esforços em dois gargalos: garantir o abastecimento de água nas propriedades com incentivo ao armazenamento de água (cisternas) e a redução do custo de produção, com subsídios de horas máquinas, adubação orgânica, sementes e mudas de pastagens e sistemas produtivos mais sustentáveis.


4 - O que te diferencia na corrida a prefeitura do teu adversário?

Me preparei por muitos anos para esse momento. Fiz vários cursos e capacitações, viajei e conheci experiências de administrações bem sucedidas. Sempre estive comprometido com minha cidade, participando em conselhos, administrações, entidades sociais. Não quero aqui estabelecer qualquer crítica ou comparação, mas posso afirmar que estou preparado e com muita vontade de trabalhar por Piratuba. Vou trabalhar para divulgar nosso Turismo e o Comércio, vamos trazer novos atrativos, vamos incentivar ações na Cultura, vamos cuidar da nossa Saúde, trazendo especialidades, vamos dar toda a atenção que os profissionais da Educação e alunos merecem, vamos auxiliar nossa Agricultura, diminuindo o custo de produção e aumentando a renda e vamos realizar inúmeras obras, já previstas em nosso Plano de Governo. E quero governar ouvindo os piratubenses, recebendo todos na Prefeitura e visitando nossa população.


5 - Como você construiu a aliança que disputa as eleições deste ano e como será feita a divisão das Secretarias?

Vivemos um momento na sociedade e na vida de grande democratização, em que precisamos ouvir mais as pessoas, e o MDB, embora tenha uma grande experiência administrativa, chegou à conclusão que precisava ouvir o pensamento e as propostas de outros partidos. Depois de conversar com partidos que nos procuraram, entendemos que o PL tinha as melhores propostas para Piratuba e que tem o mesmo objetivo, que é fazer o melhor para todos. 


6 - Qual sua proposta para os jovens na geração de empregos?

Eu tenho ouvido a juventude da cidade e do interior e sei o que o pessoal quer. O jovem quer um espaço de lazer, quer oportunidade de trabalho, quer um curso, um incentivo para ingressar no mercado de trabalho. E nós vamos oferecer isso. Queremos promover reuniões para saber o que nossa juventude precisa em Piratuba e a partir daí, algumas ações serão desenvolvidas. Mas já adiantamos que vamos oferecer cursos de capacitação aqui em Piratuba. Vamos ouvir quais as demandas e áreas de interesse, e vamos buscar parcerias para que o jovem faça seu curso, de graça ou com parte paga pela Prefeitura.


7 - Qual sua proposta para a terceira idade?

Vou ser um prefeito parceiro da nossa Terceira Idade. Temos que valorizar estas pessoas que tanto contribuíram e que ainda contribuem com nosso município. Nós vamos desenvolver um programa municipal específico para a terceira idade, envolvendo saúde, alimentação e exercícios físicos.  O programa de hidroginástica, nas piscinas do Parque Termal, vai ser realizado. No nosso governo, vamos trazer mais eventos para Piratuba, voltados aos idosos. A Saúde também vai dar uma atenção especial a vocês, pois teremos programas exclusivos para os idosos. Vamos manter e participar dos encontros e demais atividades da Terceira Idade. 


8 – Covid – 19 - Como você pensa a retomada econômica no seu município?

Entendo que a administração municipal precisa ser atuante nesses casos. Sei de municípios que montaram barreiras nas entradas da cidade, que contrataram vigilantes epidemiológicos e colocaram carros circulando pela cidade, para efetivamente mostrar a preocupação e evitar ou diminuir a disseminação do vírus. O turismo e o comércio vivem também da imagem, que precisa ser positiva, mostrando que estamos atentos e preocupados com aqueles que escolhem Piratuba para passar seus melhores dias. Devemos tomar todos os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença, mas é necessário conviver com ela e “tocar a vida em frente”. E claro, temos que atender todos os piratubenses com muita atenção, saúde em primeiro lugar. Nós vamos ter um plano de ação, para reduzir os casos, cuidar dos piratubenses e mostra isso aos visitantes. Vamos trabalhar em conjunto, ouvindo o comércio, os meios de hospedagem e profissionais da saúde. 


9 – O que você pensa em relação ao Turismo e a Cultura do município? Há um planejamento de retomada dos setores?

O turismo precisa de mais atenção. É uma atividade que reflete em quase todos os setores de atividade do município. Seja na agricultura que produz  frutas e hortaliças, na produção leiteira que graças às agroindústrias têm um comércio garantido. No comércio, que tivemos nessa pandemia uma implicação muito grande. Na hotelaria nem se fala, que emprega quase 20% da população. A pandemia mostrou que precisamos dar um novo rumo ao Balneário. Precisamos investir em atrativos que contemplem toda a família, que sejam modernos e inovadores como os grandes Parques Termais. O Turismo de eventos traz um público muito interessante e temos o Centro de Eventos, destaque no estado, ocioso porque foi dito que turismo não é prioridade, porque não foi buscado mais eventos.

Sobre a Cultura, lembro que minha filha, assim como  outras crianças e adolescsntes, participava de grupo de danças e o quanto foi importante isso pra ela, pra mim e a Joice, porque sabia que estava ocupada com uma coisa boa. Mas, mais importante e para o município que todo o ano estava no maior festival de Dança, promovendo Piratuba e chegou até representar o estado em São Paulo. Cultura é um produto turístico que precisamos promover e mostrar para aqueles que nos visitam. Apoiar os grupos de danças das mais diversas idades e categorias. Ter professores de música ensinando, formando profissionais para prestar serviços na rede hoteleira e encantar nos eventos aqui e lá fora.

 Nós temos sim um plano de ação e vamos fortalecer nosso Turismo, com novos atrativos e mais divulgação. Vamos reativar  os grupos de danças na Cultura, incentivar os artesãos, músicos, cantores e  pintores, além de outros artistas que precisam de espaço. 


10 -  Qual o papel do vice-prefeito em sua administração?

O vice-prefeito tem um bom salário e tem que corresponder a isso. O Thiago estará acompanhando tudo de perto, vai participar de todas as ações e vai ouvir nossa população. Vamos trabalhar juntos, em parceria, sempre pensando no melhor para Piratuba. 


Conteúdo produzido pelo Jornal Comunidade


Andressa Reina


Nenhum comentário:

Postar um comentário