quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Primeira etapa da revitalização da Rua Hedy Klein é concluída em Ipira

As obras de contenção da encosta da Rua Hedy Klein Matzembacher, de acesso a cervejaria Berg Bier, tiveram mais uma etapa concluída. Já são quase cinco meses de trabalho, que iniciaram no mês de junho. O projeto, com um investimento próximo de R$ 5 milhões, é recurso de fundo perdido conseguido junto ao Ministério da Integração Nacional (sem a necessidade de devolução).


De acordo com o engenheiro responsável da prefeitura de Ipira, Guilherme Koch, essa primeira etapa consistia na movimentação de terra, drenagem e revestimentos para a estabilização permanente da encosta. “A empresa contratada efetuou a limpeza e destoque da área afetada pelo deslizamento, efetuou o transporte de todo o material impróprio (sobras), realizou a drenagem profunda, que é feita dentro da encosta e no maciço rochoso, e por fim, fez a estabilização da encosta através de enrocamento com pedra de mão, com aprox. 23.500 metros quadrados de rocha”, explicou.


Koch já adianta que a segunda etapa está em andamento. “Temos agora as obras no entorno da contenção, sendo elas a pavimentação asfáltica, a ciclovia e as calçadas. Temos ainda alguns serviços auxiliares, como a realocação da rede elétrica, instalação da iluminação pública, instalação de guarda corpos, entre outros. Na parte alta da encosta, vamos cuidar da recuperação ambiental e utilizar a técnica da hidrossemeadura, que também serve para contenção”.


De acordo com informações obtidas pela nossa redação, o lago a ser formado com a construção da pequena usina hidrelétrica no Rio do Peixe, entre Ipira e Piratuba, deve atingir as proximidades do local. Outros empreendimentos turísticos já estão sendo pensados para essa região.








Nenhum comentário:

Postar um comentário