quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Piratuba tem o maior PIB per capita de Santa Catarina em 2018

De acordo com dados divulgados na quarta-feira, dia 16, Piratuba tem o maior PIB per capita de Santa Catarina e o 27º do país no ano base de 2018. O valor médio do município é de R$ 155.019,78. O IBGE aponta a eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, que fazem parte do setor da indústria, como atividades predominantes para a classificação do PIB.


Já entre os 100 maiores PIBs do Brasil, estão os municípios são Joinville (28º), Itajaí (36º), Florianópolis (45º) e Blumenau (56º). Cerca de 100, dos 297 municípios catarinenses, somam quase 90% do PIB no Estado.


O que é PIB – Produto Interno Bruto por município?

É um sistema de indicadores municipais com informações econômicas e sociais, importante instrumento para o planejamento de políticas públicas. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que deu mais responsabilidade e autonomia aos municípios, ampliaram-se as demandas por informações econômicas padronizadas e comparáveis em nível municipal, tanto por parte de agentes públicos e privados, quanto por estudiosos da economia, e pela sociedade em geral. Os resultados do PIB dos municípios permitem identificar as áreas de geração de renda.


Geferson Schreiner



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Procure sua notícia