segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

SC inicia vacinação contra a Covid-19; três pessoas receberam as doses

Santa Catarina vacinou as primeiras três pessoas contra a Covid-19 no final de tarde desta segunda-feira (18). Cada catarinense representa um dos grupos prioritários desta primeira fase: idosos acima de 60 anos em instituições de longa permanência, população indígena, e profissionais de saúde.

São eles: João de Jesus Cardoso, de 81 anos, residente em instituição de longa permanência; Kerexu Yxapyry, gestora ambiental e liderança da terra indígena do Morro dos Cavalos, em Palhoça; e Júlio César Vasconcellos de Azevedo, enfermeiro que trabalha no Hospital Celso Ramos, de Florianópolis, há 28 anos.

O ato de início da vacinação ocorreu no Instituto de Cardiologia, ao lado do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, com a presença do governador Carlos Moisés da Silva, do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, do futuro presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, e atual prefeito da Fecam e ex-prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss.

A partir dessa segunda, as 144 mil doses recebidas por Santa Catarina serão catalogadas e distribuídas aos municípios do Estado. O montante será destinado a 68,5 mil pessoas - cada um toma duas doses. Serão 56 mil profissionais de saúde, cerca de 8 mil indígenas, 3,3 mil idosos acima de 60 anos em instituição de longa permanência, e 237 deficientes também em instituições de longa permanência.

Segundo a Secretaria de Saúde, as doses são suficientes para vacinar cerca de 30% dos profissionais de saúde. Os outros serão vacinados assim que novas doses chegarem ao Estado. A preferência será por profissionais que atuam em UTI.

"É um dia de alegria. Nós acreditamos na ciência. Não temos remédio [100% eficaz]. Temos na vacina a esperança de dias melhores", disse Moisés. 

Fonte: RCN





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Procure sua notícia

Mais acessadas