domingo, 7 de abril de 2019

Evento familiar rememora trajetória da família Oliveira

Festa realizada no interior de Piratuba, marca o 8º Encontro da Família Oliveira, evidenciando costumes e tradições.

Sotaques gaúchos, paranaenses e até mesmo do litoral catarinense; pessoas vindas de diversas cidades do Sul, com algo comum à todos e especial: O sobrenome Oliveira. O encontro realizado na comunidade Lageado Mariano, no interior de Piratuba, neste domingo (07), reuniu segundo os organizadores, cerca de 350 pessoas.  Além de descendentes diretos, a festa também recebeu convidados especiais com ligações consanguíneas com a Família Oliveira.

O 8º encontro iniciou pela manhã com a chegada dos convidados, teve almoço em família e muita diversão no palco, com a apresentação de vários artistas solo, duplas e até mesmo uma banda completa dos Oliveiras. Deco Dalponte, artista consagrado na região de Blumenau, veio com a esposa e os filhos para o evento. Filho de Evaristo de Oliveira, o cantor, músico e compositor é uma mostra do talento versátil, presente na família de origem portuguesa.

Segundo a história, a Família Oliveira, é descendente de aristocratas romanos. Surgiu no Paço de Oliveira, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, concelho de Arcos de Valdevez, em Portugal. Pedro de Oliveira, foi o primeiro a usar o sobrenome que ganhou projeção na Europa com o filho dele, D. Martim Pires de Oliveira, arcebispo de Braga, em 1306. A família chegou ao Brasil, e no interior de Montenegro, nas velhas Colônias Gaúchas, se expandiu. No início do século passado, a fama da fertilidade das terras catarinenses, atraiu os primeiros descendentes dos Oliveira ao interior de Piratuba, SC.

Sete irmãos, filhos do casal José Pedro de Oliveira e Cândida Luiza da Silva, fixaram moradia na região do navegantes e em outras comunidades que na época pertenciam à Vila Rio do Peixe. Sílvio de Oliveira, foi um dos montenegrinos a aceitar o desafio de fazer futuro longe da Serra Velha, região de origem, no interior de Montenegro, RS. Em Santa Catarina a família se desenvolveu e partiu para novas regiões do país, entre elas o Sudoeste paranaense e o Planalto gaúcho.

Formado em jornalismo, o locutor Michael Oliveira é um dos bisnetos do colonizador Sílvio de Oliveira. Fez o processo inverso do bisavô e hoje vive com a família na cidade de Montenegro, de onde seus ancestrais saíram para colonizar Santa Catarina. Atualmente a Família Oliveira está presente em diversas cidades brasileiras como protagonistas do desenvolvimento e sucesso em diversos segmentos empresariais como a construção civil, empreendedorismo, entre outros. Por essa razão a proposta é que o encontro torne-se um evento itinerante e em 2021 a Família Oliveira deve se encontrar em Itapejara d'Oeste, no sudoeste paranaense.

Fonte: Ernoy Mattiello












Um comentário:

  1. Festa belíssima. Grande alegria em participar. Obrigado à todos. Parabéns à toda organização.

    ResponderExcluir