quinta-feira, 18 de julho de 2019

Administração Municipal se reúne com representante da FUNAI para discutir direitos e deveres dos indígenas

Na tarde desta quarta-feira (17), a Secretaria da Saúde, Kamille Sartori Beal, o Secretário de Assistencia Social Thiago Casara,e a Diretora de Saúde Luciana Mendes Raposo, reuniram-se com as Assistentes Sociais Luana Baldo do CREAS, Djéssica Siepmann, a Psícologa do CREAS Claudiane Bruxel, a Coordenadora do CRAS Roseli F. da Silva, a Diretora de Assistencia Social Amarília Dambrós, e os membros do Conselho Tutelar Marisa Vargas e Rosangela Lopes e a representante da FUNAI da Coordenação Regional Sul, Kelen Oliveira da Fonseca.

O intuito do encontro foi o de discutir com Kelen quais procedimentos devem ser tomados quando dizem respeito às pessoas indígenas, levando em consideração algumas ocorrências envolvendo uso de drogas, exploração de trabalho infantil e mendicância.

A representante da FUNAI ainda ressaltou que a mesma legislação aplicável na sociedade brasileira se estende à população indígena, não tendo qualquer diferença de tratamento deles para com o restante da sociedade.

Após a reunião, foi realizada uma visita na linha férrea, onde uma família indígena montou uma tenda. Na oportunidade, estavam presentes a representante da FUNAI, Assistente Social do CREAS, e Conselheiras Tutelares. Lá foram repassadas informações sobre os cuidados que os mesmos devem ter ao realizar a comercialização de seus artesanatos, devendo os pais zelar pelas crianças, não as deixando sozinhas nas ruas ou fazendo-as trabalhar.

A Administração Municipal aproveita para pedir a todos os munícipes para que alertem a Polícia Militar ou o Conselho Tutelar caso vejam alguma situação destas mencionadas, a fim de que as tomadas judiciais cabíveis sejam tomadas, e também para que não deem esmolas ou doações, pois os mesmos não estão desamparados, obtendo auxílio tanto quanto do Município, quanto da FUNAI.

Fonte: ASCOM Capinzal


Nenhum comentário:

Postar um comentário