quarta-feira, 31 de julho de 2019

Estudantes de escola rural, vivem tarde de experiências educativas em unidade socioambiental de Piratuba

Visita de alunos do pré-escolar inspirou aprendizagem em meio ao espaço verde de escola de contraturno, vocacionada à educação ambiental e sustentabilidade.

Uma tarde marcada por descobertas e cheia de desafios pra se guardar na memória. É assim que pode ser definido o passeio vivido por um grupo de crianças do pré-escolar da Escola Professor Rodolfo Holeveger, da comunidade de Lageado Mariano, no interior de Piratuba.

A turminha com cerca de 16 estudantes com idade entre 04 e 05 anos, partiu logo no início da tarde da escola da comunidade, destinada à viver novas formas de aprendizagem.

O desembarque da garotada, foi na Escola Socioambiental e logo na chegada, ficou fácil de notar que a pequena viagem, prometia muitas surpresas.

A recepção calorosa da professora Flávia Koch, que é diretora da escola, foi o primeiro sinal de que o local era mesmo especial. Em seguida a turminha fez uma caminhada pela mata, que fica nas imediações da escola. Nas trilhas preparadas para visitações, os alunos aprenderam mais sobre as espécies de árvores nativas e ainda puderam sentir a textura das plantas.

De volta à escola, uma curiosa experiência começou: Com os olhos vendados os pequenos visitantes foram experimentando aromas e sabores que estão presentes no dia-dia, seja na alimentação ou uso de casa.

De acordo com a professora Rosineide Fritsch, a visitação à escola Socioambiental, unidade de contraturno escolar de Piratuba integra o planejamento escolar em que as crianças passam a conhecer lugares, cheiros e sabores.

O pequeno Kaio Antônio de 04 anos, foi um dos alunos que participou da experiência. Mesmo de olhos vendados não encontrou dificuldades para reconhecer que havia experimentado suco de limão.

A diretora da Escola Professor Rodolfo Holeveger, Emanuele Comin, que acompanhou a criançada durante o passeio, achou a iniciativa super interessante e elogiou o método de aprendizagem.

Na despedida do passeio, rolou um agradinho para os visitantes, que receberam mudinhas de hortaliças que devem ser cultivadas na horta da escola, na comunidade de Lageado Mariano.

Fonte: Ernoy Mattiello




Nenhum comentário:

Postar um comentário