segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Mulheres da região do Integrar planejam carreira como empreendedoras em moda

Grupo que integra curso profissionalizante projeta criações para desfile de formatura, evidenciando potencial do setor para empreendimento em rota turística.

Conhecimento em tecidos, estampas e padronagens, um saber que está na moda e tem inspirado uma turma apaixonada pela costura. A jovem Samanta Welter é uma delas. Aos 18 anos teve o primeiro contato com o universo têxtil e agora pensa em seguir carreira confeccionando suas próprias peças.

Outra futura empreendedora do setor é Joice Guarnieri Fontanella. Aos 53 anos a professora aposentada também vive a aproximação inicial com a moda e demonstra afinidades com a modelagem e costura.

O prazer pela arte da costura, é o que une o grupo de mulheres de diferentes idades que planejam fazer carreira na moda.  As alunas são de quatro cidades: Piratuba, Ipira, Peritiba e Alto Bela Vista, municípios do Integrar, um projeto que busca o desenvolvimento sustentável para o turismo na região.

Foi do consórcio que saiu a ideia: A criação de um curso profissionalizante em moda e alta costura. As aulas começaram   em novembro e vão até o final de setembro deste ano. Os encontros acontecem em Ipira, na Unidade Tecer Moda.

No local além de espaço físico as alunas têm acesso à máquinas e equipamentos de costura. Aulas sobre modelagem, design e empreendedorismo, completam a grade curricular, garantindo direcionamento de carreira e planejamento profissional para as futuras empreendedoras.

Para a gestora Irma Gard Maristela Strauss, coordenadora do Integrar, o avanço na aprendizagem do grupo são notáveis: “ Estas mulheres têm muita garra e determinação. Algumas já apresentavam uma breve noção sobre costura, mas a maioria aqui tinha apenas o desejo de desvendar os segredos que envolvem a produção de moda. Nossa expectativa é que a produção do vestuário promova uma mudança conceitual, gerando novas possibilidades para o trade de negócios turísticos da região, que tentem a se profissionalizar como um novo corredor da moda no interior do estado”, afirma Strauss.

O resultado final do projeto deve ser apresentado em um desfile programado para a Expo Ipira, que acontece em outubro, exibindo na passarela peças conceituais e comerciais, com foco na coleção primavera-verão 2020.

Fonte: Ernoy Mattiello


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Procure sua notícia

Mais acessadas