sexta-feira, 19 de junho de 2020

Educação Ambiental da Usina Machadinho realiza atividades online com alunos de Capinzal

O Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes criou uma série de atividades para executar remotamente com alunos das escolas lindeiras, neste momento de pandemia. Em junho, estão sendo realizadas as primeiras ações, com objetivo de promover a conscientização ambiental dos alunos.

As ferramentas utilizadas são internet e telefone. Dois monitores especialistas em educação ambiental permanecem envolvidos com os alunos durante toda a atividade e contam com a participação dos professores de ciências. As primeiras experiências foram realizadas com a Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing, Escola Viver e Conhecer, Escola Municipal Ernesto Hachmann e Escola Municipal Ivo Silveira, todas de Capinzal, Santa Catarina.

De forma lúdica, cada participante elaborava ou escolhia uma pergunta da lista preparada. Com isso a monitora iniciava um debate e a construção das respostas, gerando reflexão sobre o tema escolhido. Toda a atividade foi gravada e disponibilizada aos professores, para que os alunos que não puderam participar, possam ter acesso.

As atividades duram cerca de uma hora e foram criadas para diferentes faixas etárias. O objetivo é sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação das matas ciliares, dos pontos de reprodução dos peixes, sobre os problemas causados pelo mexilhão dourado, sobre o PACUERA e outros assuntos, desenvolvendo senso crítico sobre uso dos recursos naturais não renováveis, sobre a destinação de resíduos e a qualidade do ambiente que vivem.

Para mais informações sobre a Usina Hidrelétrica Machadinho acesse: www.machadinho.com.br.

Ana Paula Roncaglio Spudeit





Nenhum comentário:

Postar um comentário