quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Ipira - Entrevista com Francisco Maximino de Aguiar, candidato a prefeito - PT/MDB

 1 - Se for eleito, qual será a primeira ação de governo?

Temos 2020 como um ano completamente atípico. A Pandemia que acometeu o mundo, também afetou Ipira de maneira direta. Precisamos rever nossos protocolos de segurança em conjunto com o Estado e União, para que possamos retomar os serviços essências como educação e saúde.

Precisamos avaliar também a questão da estiagem e seu impacto na economia e buscar parcerias em um programa emergencial para ajudar os mais atingidos.


2 - Por que o eleitor deve votar em você?

Porque somos os candidatos mais preparados para conduzir os rumos de Ipira novamente. A população nos conhece muito bem e sabe que há 16 anos,  quando fomos eleitos e assumimos o município sendo que nem sequer a lei orçamentaria tinha sido sancionada pelo prefeito anterior, uma época que a infraestrutura estava sucateada, saúde com hospital fechado, sem ambulância para atender nossos pacientes, escola inacabada na sede do município, enfim, os serviços mais básicos do município não funcionavam. Foram anos difíceis aqueles, pois também passávamos por uma estiagem, mas com muita seriedade, dedicação e trabalho, reorganizamos o município e colocamos Ipira em posição de destaque. Estruturamos o parque de máquinas antes sucateado, investimos em pavimentações tanto urbanas quanto rural, melhoramos o padrão de atendimento na saúde e ampliamos sua estrutura física, investimos e estruturamos a educação e o esporte, mas acima de tudo, investimos em formação de nossos professores e alunos, pois é este nosso maior patrimônio. Colocamos Ipira entre os melhores índices do IDEB do nosso estado. 


3- Escolha dois setores que considera importante de seu município e diga como pretende administra-los?

Saúde: Porque primeiro precisamos que nosso povo tenha saúde e saúde não é apenas ausência de doença. Implantaremos nas unidades de saúde práticas integrativas e complementares em parceria com as comunidades, estimulando a troca de saberes e a construção do conhecimento sobre plantas medicinais e fitoterapia, fortalecendo seu uso racional. Além disso, vamos inserir práticas da Acupuntura como terapia complementar para as diversas patologias visando auxiliar no tratamento convencional e melhorar a qualidade de vida do paciente. Reestruturar o serviço de saúde mental de modo a proporcionar o cidadão em sofrimento psíquico atendimento e tratamento em tempo oportuno.

Iremos tratar todos os Ipirenses com muita atenção e dedicação, para que eles possam estar em perfeita harmonia e que encontrem nas unidades de saúde o atendimento ou encaminhamento para entidades parceiras e o tratamento adequado para sua saúde física, pois saúde é um dever da União, Estado e Município. Iremos buscar novas especialidades como pediatria e ginecologia para nossas unidades básicas de saúdes, diminuindo assim o deslocamento de nossos pacientes.

Ampliaremos os convênios com nosso hospital para melhorar o atendimento e buscar novos credenciamentos para a realização de mais cirurgias e exames especializados.  Buscaremos convênios para ampliar consultas especializadas de média e alta complexidade, e ampliaremos a farmácia básica.  Renovaremos nossa frota de veículos e manteremos um veículo a disposição na unidade de saúde de Filadélfia. 

Educação:  Embora passando por um momento de Pandemia, nossos alunos não deixaram de receber o atendimento necessário. Obviamente teremos que fazer um resgate, pedagogicamente falando, com todas as turmas, e para isso teremos uma equipe pedagógica com profissionais que trabalharão por nível de aprendizado. Hoje temos estrutura física para acesso de todos os alunos, desde o ensino infantil até o ensino fundamental, porém iremos ampliar o espaço físico da creche para que possamos proporcionar o atendimento em tempo integral.

 Implantar um sistema de monitoramento com atendimento no contra turno de atividades de reforço, além de apoiar a continuidade da diversidade cultural como esporte, música, dança e demais.  Nossos profissionais terão revisão do Plano de Cargos e salários, assim como capacitação permanente, professor valorizado com certeza garante uma maior eficiência no trabalho. Pretende-se ainda, renovar a frota de veículos e adequar o transporte escolar. Os ambientes escolares serão modernizados com o uso das novas tecnologias. Equiparemos a Biblioteca Pública com as mais diversas bibliografias e tecnologia para atender não só o estudante da rede municipal, mas os acadêmicos e a comunidade em geral que primam pela leitura e pelo conhecimento. 

Sempre fizemos e continuaremos disponibilizando uniforme escolar, merenda de qualidade e material didático aos alunos e  professores. Estaremos também com um olhar especial ao Conselho Municipal de Educação, aos cursos técnicos no município, ao Plano Municipal de Educação, junto aos profissionais e comunidade escolar reavaliar o método e o material didático usado em nossas escolas, assim como manter a política de parceria com a Associação dos Acadêmicos para que nossos jovens continuem estudando e se aperfeiçoando. Sabemos que a Educação é um dos itens que merecem atenção especial de seus governantes, já que é através dela que se pode mudar o mundo para um lugar melhor, digno e mais justo para se viver.


4 - O que te diferencia na corrida a prefeito do teu adversário?

Trabalhei nos últimos três anos e meio na Prefeitura de Ipira na elaboração de projetos e captação de recursos. Buscamos estruturar e preparar o Município para o futuro e estes investimentos são frutos do esforço de uma equipe capacitada e comprometida, com foco no desenvolvimento. Já fomos testados em épocas de dificuldades e sabemos de nossa responsabilidade e capacidade na condução do destino de Ipira, pois são nesses momentos que a experiência que acumulamos como gestores nos diferenciam dos nossos adversários.

Temos hoje, investimentos em andamento na Agricultura, Habitação, Promoção Social, Educação, Infra Estrutura, Defesa Civil, Área Industrial para geração de empregos e renda, esporte, turismo, lazer e cultura. 


5- Como você construiu a aliança que disputa as eleições deste ano e como será feita a divisão das secretarias?

Nossa aliança maior é com o povo de Ipira, pois muito mais que agregar partidos que muitas vezes se quer tem candidatos na disputa majoritária ou proporcional, precisamos pensar em projetos a curto, médio e longo prazo. Temos uma aliança que disputa tanto a majoritária como a proporcional, com seus candidatos e que se mantem unida e focada com o desenvolvimento do município. 

Quanto à estrutura administrativa ela passará por uma reestruturação, pois isso é necessário ao longo do tempo. Com relação à escolha, seguiremos critérios de conhecimentos técnicos, pois cada pessoa tem seu conhecimento que nem sempre é fornecido por um diploma universitário, mas sim, pela capacidade de conduzir e de gerenciar um determinado setor. 


6- Qual sua proposta para os jovens na geração de emprego?

O jovem é o presente que reflete o futuro, e nós criamos os programas de estágio para que os jovens possam ter a primeira experiência profissional e hoje vejo alguns que passaram por esta experiência bem-sucedidos em suas carreiras profissionais. Iremos também, preparar os jovens para serem nossos futuros empreendedores através de oficinas e câmaras de discussão de projetos. Buscaremos parcerias para fornecer suporte gerencial administrativo e mercadológico para novos empreendimentos que queiram se instalar no município.


7- Qual sua proposta para terceira idade? 

Este é o jovem de ontem, que muito fez para o desenvolvimento de nosso município. Portanto tem nosso eterno reconhecimento e precisamos valorizar seus conhecimentos e sabedorias, pois na maioria das vezes não foram adquiridos em um banco de escola, mas na escola da vida onde o maior mestre foi o “aprender fazendo.” Vamos oferecer para eles espaços e eventos específicos para que possam desenvolver atividades esportivas, recreativas culturais e de saúde sempre acompanhados por profissionais específicos de cada área e com foco na qualidade de vida.


8- Covid-19- Como você pensa a retomada econômica no seu município?

Nossa primeira ação é fazer o diagnóstico e através dele buscar parcerias para recuperar os setores mais frágeis e mais acometidos pela pandemia e agora pela estiagem. Embasados neste diagnostico montaremos um protocolo de retomada gradativa das atividades, em parceria com União e Estado, visando sempre à segurança de nossa população, mas focados no crescimento e na geração de empregos e renda.


9- Qual sua principal proposta para a agricultura e geração de emprego?

Cuidando da agricultura, estaremos cuidando da saúde econômica do município, que é fundamental para que outros setores como a infraestrutura, educação, esporte, cultura, comércio e demais cresçam. É na agricultura que temos a principal fonte de renda própria do município. Iremos incrementar vários programas que já desenvolvemos em Ipira durante a época em que estive atuando como prefeito, como:

Programa de horas máquina que será ampliado. Retomaremos as reuniões nas comunidades  com os representantes do Conselho Agropecuário e Secretaria de Agricultura que juntos decidirão o melhor roteiro a ser seguido. Credenciamento dos avicultores para que estes possam vender o adubo de aviário diretamente ao município a fim de reduzir o custo final a todos os agricultores interessados. Aumentar os convênios já existentes com as associações de máquinas para reduzir o custo da hora máquina e aquisição de novos implementos agrícolas, além de disponibilizar assistência mecânica para manutenção e consertos. Continuidade dos programas de terraplenagem, cisternas e açudagem para todos os agricultores interessados em desenvolver uma nova atividade. Implementar políticas de apoio a agricultura e agroindústria familiar. Apoiar os programas de gado de leite e de corte, olericultura, fruticultura e outros que forem demandados. Retomaremos o programa de pavimentação rural iniciado quando fui Prefeito de Ipira por dois  mandatos. 


10- Qual o papel do vice-prefeito em sua administração?

Menciono aqui uma frase que define muito uma administração bem sucedida: “Administrar é ter uma equipe de trabalho séria e comprometida, focada na melhoria da qualidade de vida da população e o vice-prefeito tem um papel fundamental na articulação política desta equipe”. Teremos uma câmara permanente de articulação na busca de soluções o mais rápido possível, pois é o que se espera de uma Administração, que ofereça um trabalho coeso e eficiente na resolução das demandas.


Conteúdo produzido pelo Jornal Comunidade 


Nativa



Nenhum comentário:

Postar um comentário