Moinho colonial de Ipira movido a água completa 100 anos - Magronada

Procure sua notícia

Moinho colonial de Ipira movido a água completa 100 anos

O moinho colonial Werno Gerhardt completou 100 anos de atividades no mês de maio. O comércio de produtos iniciou em 1921, resistiu ao tempo e chegou em 2021 em plena atividade. Três famílias já tocaram o negócio e uma delas, do seu Werno, está na quarta geração.


O momento foi lembrado e registrado na quinta-feira, dia 13, quando uma comitiva da administração municipal de Ipira, liderada pelo prefeito Marcelo Baldissera, fez uma festa surpresa para seu Werno. "Esse momento não poderia passar em branco. O trabalho do seu Werno e a família engrandecem Ipira, por isso, entregamos a ele um certificado de "Personalidade e Iniciativas de Sucesso" e uma placa, para registrar seu empenho em prol do desenvolvimento turístico local e exemplo de empreendedorismo", destacou.


Um bolo e uma pequena réplica da roda d'água, símbolo do moinho, também foram entregues na homenagem. "Seu Werno, além de todo trabalho prestado na comunidade, é uma pessoa carismática. Atende todos com carinho e conta muitas histórias. Parabéns seu Werno! Nos ipirenses temos orgulho de todo esse trabalho", finalizou Baldissera.


O moinho, localizado em Linha Capelinha, passou a fazer parte do Roteiro Turístico "Caminho das Lanternas" em 2013.


Homenagem da Administração Municipal de Ipira


Seu Werno,


 Esta é uma carta de agradecimento, mas não é fácil encontrar as palavras certas para expressar ao mesmo tempo gratidão, admiração, orgulho e todo nosso reconhecimento.


A ousadia de se construir e levar adiante uma obra centenária que representa fielmente a cultura local e que se tornou tão relevante para o turismo em Ipira já seriam motivos suficientes para um reconhecimento público, mas, além isso, ainda contamos com um século de histórias promovidas pelo Moinho Gerhardt que nos dão a oportunidade de aprender com um legado construído por gerações.


Estamos acostumados a ler sobre homens corajosos e cheios de energia que ousaram desbravar o oeste catarinense, mas nós temos o privilégio de conviver e trocar experiências com o senhor que é para nós uma referência do empreendedorismo da Família Gherhardt, uma referência sobre o que é paixão por fazer e uma inspiração para nunca desistir.


Não somos capazes de imaginar a dimensão dos desafios impostos à construção do moinho e da infraestrutura implementada para captação de água em uma época que não contava com nenhuma das facilidades que temos hoje; por isso mesmo reconhecemos a grandeza dessa iniciativa que não se deixou vencer pelo tempo e cem anos depois ainda permanece em plena atividade.


Ipira tem muito a agradecer à família Gherhardt por manter esse empreendimento que se tornou um dos ícones da nossa cidade e se transformou em atrativo turístico regional mas, principalmente, pela generosidade de dividir com todos uma parte dessa história construída com tanto sacrifício e amor. A história da família Gerhardt e do Moinho se somam, e ambas são para nós uma grande inspiração.


Por isso só temos a agradecer. Obrigada senhor Werno! Obrigada pela grandeza desse trabalho. Obrigada pelo que construíram, pelo que nos entregaram e pelo que deixam às futuras gerações.




Foto: Geferson Schreiner

Postagens mais visitadas

Wikipedia

Resultados da pesquisa