49 9 9113 9761

Mídia Integrada

Piratuba, Ipira, Capinzal, Ouro, Zortéa, Peritiba, Ipira







sexta-feira, 11 de junho de 2021

Casa da Memória passa por adequações e inicia retomada de visitações

Postado por:   Data: Pinterest

Um dos locais que guarda grande parte da história do município de Ipira passa por um processo de reformulação e melhoria para fomentar ainda mais os valores culturais junto à população e visitantes. O Centro de Memórias João Batista Riffel, mais conhecido como “Casa da Memória”, localizada à rua João Batista Riffel, no centro da cidade, aos poucos volta a receber o público. 


De acordo com a gestora do espaço, Patrícia Kleemann, como a Casa da Memória ficou um tempo fechada, num primeiro momento foram separados alguns objetos para estarem sendo expostos. A tarefa conta com o auxílio de uma museóloga. A profissional também orienta sobre o processo de catalogação e cuidados necessários para a devida manutenção desses materiais.


Kleemann conta que como não havia nada registrado sobre a história da casa, buscou-se um plano de resgate com a busca de informações junto aos familiares do saudoso João Batista Riffel, que era o proprietário do espaço. “A gente está fazendo esse trabalho porque a casa precisa de uma restauração”, destaca.


A Casa da Memória, aos poucos, vem recebendo a visita de alunos da rede municipal de ensino que querem conhecer mais sobre a história da Casa e sobre a colonização do município. “Então a gente está fazendo por etapas porque a história ela vai sendo construída devagarzinho”, salienta.


A gestora reitera que a intenção é de resgatar, registrar e preservar a história de Ipira e seu povo e também perpetuar valores. “Esse desafio é fortalecido pela importância social, política, histórica e cultural do Centro de Memórias João Batista Riffel, mais conhecido como Casa da Memória”, completa.


A Casa da Memória passará por adequações necessárias considerando que as raízes, cultura, memória e história do município precisam ser valorizadas para que as gerações futuras possam aprender com o passado e preservar sua identidade cultural. Uma parceria com a Educação também foi firmada, além de uma existente com o Sebrae onde todo mês acontece a exposição de algum tema, bem como um trabalho de fortalecimento junto às comunidades e transformar o espaço em um ponto turístico.


AsCom Ipira


AsCom Ipira

Nenhum comentário:
Write Comments

Postagens mais visitadas

Portal Magronada - https://magronada.com.br