49 9 9113 9761

Mídia Integrada

Piratuba, Ipira, Capinzal, Ouro, Zortéa, Peritiba, Ipira







quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Escavação em Sítio Arqueológico vira atração no interior de Ipira

Postado por:   Data: Pinterest

Uma escavação em Sítio Arqueológico tem virado atração e atraído muitos olhares no interior de Ipira. A descoberta do sítio pré-colonial junto à taipa, no sítio 'Taipa 1', está na Linha Península, área onde será construída a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pira, no Rio do Peixe, entre Ipira e Piratuba.

Conforme a historiadora e arqueóloga Graciele Tules de Almeida – que coordena os trabalhos de campo - as atividades desenvolvidas fazem parte do Projeto de Gestão do Patrimônio Arqueológico e Programa Integrado de Educação Patrimonial na área da PCH Pira, que envolve os municípios de Ipira e Piratuba.

“A empresa responsável  é  a Artefatos Pesquisas Arqueológicas. A coordenadora geral do projeto é a historiadora e arqueóloga Vânia Leandro de Sousa”, explica Almeida. Segundo ela, no sítio foram encontrados materiais vinculados a uma ocupação indígena antiga, com pelo menos 1000 anos de existência, principalmente cerâmica indígena.

O local já vem sendo usado como objeto de estudos para alunos da rede municipal de ensino, como a visitação ocorrida nesta semana por estudantes da Escola Básica Municipal Hedi Klein Matzenbacher, com turmas do 9º ano sob orientação das professoras Rejane Starck Bittencourt Machado e Simara Antunes da Luz. 

A historiadora e arqueóloga Graciele Tules de Almeida destaca que à medida que novas descobertas forem surgindo elas serão levadas ao conhecimento público, por se tratar de uma questão histórica e cultural do município. 

A administração municipal de Ipira também oferece suporte para que o trabalho seja desenvolvido com êxito. O Sítio Arqueológico pode ser visitado – com orientação dos responsáveis técnicos – podendo ser agendada junto à secretaria municipal de Cultura pelo fone (49) 3558-0451.

Fonte: ASCOM





Nenhum comentário:
Write Comments

Postagens mais visitadas

Portal Magronada - https://magronada.com.br