49 9 9113 9761

Mídia Integrada

Piratuba, Ipira, Capinzal, Ouro, Zortéa, Peritiba, Ipira







terça-feira, 24 de agosto de 2021

Filme 1º Assalto ao Trem Pagador é exibido em mostra em Joaçaba

Postado por:   Data: Pinterest

Projeção integra a Mostra Chica Pelega – Contestado em Foco, em celebração ao aniversário de Joaçaba


Uma mostra que comemora os 104 anos de Joaçaba, exibiu nesta segunda-feira, dia 23, o filme 1º Assalto ao Trem Pagador, um dos clássicos documentários catarinenses, no Cine Gracher da Havan.


O filme presente em sessões durante a manhã e tarde, atraiu expectadores e apaixonados por histórias ferroviárias. Professores presentes nas sessões, se manifestaram durante a apresentação da obra, pontuando a importância da produção audiovisual local como material de ensino.   


O filme 1º Primeiro Assalto ao Trem Pagador


A obra conta a história do primeiro atentado à trens das américas, acontecimento dia 24 de outubro de 1909, no interior catarinense.  Naquela data, Zeca Vaccariano, (Tchê Mendes), um ex-combatente da Revolução Federalista, então entraria para a história como executor do Primeiro Assalto ao Trem Pagador.


Lançado em 2013, o documentário dramatizado, gravado em Piratuba e Pinheiro Preto, SC, tem no elenco o ator Gabriel Sater, anunciado para o remake global de Pantanal, e Tchê Mendes entre outros importantes atores e participantes da obra.


A Mostra


A Mostra Chica Pelega – Contestado em Foco, reuniu 10 filmes divididos em 3 categorias: Filhos da Terra, Nossa Memória e Causos e Contos.


O título da mostra, segundo os organizadores, é uma homenagem a Francisca Roberta, a Chica Pelega, nascida em Limeira, atual Joaçaba. Chica foi importante líder e combatente da Guerra do Contestado, um misto de lenda e história, que é sinônimo de força e coragem feminina.


Redação


Divulgação



Nenhum comentário:
Write Comments

Postagens mais visitadas

Portal Magronada - https://magronada.com.br