49 9 9113 9761

Mídia Integrada

Piratuba, Ipira, Capinzal, Ouro, Zortéa, Peritiba, Ipira







quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Florada do Ipê Amarelo chama a atenção de moradores e de turistas em Piratuba

Postado por:   Data: Pinterest

 O espetáculo dos Ipês Amarelos, que embelezam caminhos de Piratuba, está ligado à uma ação de plantio da espécie, feito em julho de 2014, quando uma parceria entre a Escola Socioambiental e clubes de serviço do município, possibilitou que 500 mudas da árvore, fossem distribuídas às margens das rodovias rurais e pontos estratégicos da cidade.


Em 2009, a Lei 1038, a qual tramitou pela Casa de Leis naquele ano, tornou o Ipê Amarelo, a árvore símbolo do município. A iniciativa também encontra amparo histórico, já que em 27 de junho de 1961 o presidente Jânio Quadros, decretou a flor do Ipê Amarelo como um dos símbolos do Brasil. Em diversas outras cidades do país, como é o caso de Fortaleza, capital cearense, o Ipê amarelo, exerce poder representacional na simbologia pública.


A espécie, que é facilmente encontrada em diversas regiões brasileiras, também tem inspirado em distintas épocas, escritores, romancistas, poetas e compositores. Embora o nome científico, seja Tabebuia vellosoi Toledo, uma integrante da família Bignoniaceae, a árvore símbolo de Piratuba, é conhecida mesmo pela palavra Ipê, que no do tupi-guarani e significa árvore cascuda.


AsCom Piratuba




AsCom Piratuba


Nenhum comentário:
Write Comments

Postagens mais visitadas

Portal Magronada - https://magronada.com.br