49 9 9113 9761

Mídia Integrada

Piratuba, Ipira, Capinzal, Ouro, Zortéa, Peritiba, Alto Bela Vista





quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Prefeitura de Piratuba decreta situação de emergência devido à estiagem e aguarda reconhecimento pelo governo do Estado

Postado por:   Data: Pinterest

A prefeitura de Piratuba publicou nesta quinta-feira, dia 13, um decreto que declara o município como em situação de emergência devido à estiagem. O documento leva em consideração da situação enfrentada pelos produtores rurais do município, quanto as visíveis perdas nas lavouras, com os animais de corte e a queda na produção de leite, além situações inerentes ao problema da estiagem prolongada, que impactam incisivamente o setor agrícola, gerando reações em cadeia em diversos outros setores econômicos da cidade.

A decisão foi tomada mediante parecer favorável, emitido pelo Conselho Municipal De Proteção e Defesa Civil, o CONMDEC, que se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 12, na Casa da Cidadania, onde os dados foram apresentados pelo o secretário da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, Paulo Ricardo Kurt Schuch, ao grupo de conselheiros.

A decretação de Estado de Emergência, é um dispositivo legal, o qual traz garantias para a realização de alterações dos processos de governo e da ordem jurídica, no território considerado impactado por um fenômeno ou situação adversa, como é o caso de Piratuba, que sofre com a estiagem.

Ao assinar o decreto, Olmir Paulinho Benjamini lamentou a situação pela qual diversas famílias rurais do município vêm passando e informou que a administração já recebeu do Governo do Estado um tanque pipa que funciona com tração á trator, que deve ser usado para facilitar o acesso à água nas propriedades mais afetadas com a seca: “Já perfuramos um poço de águas profundas em Zonalta e devemos abrir novos artesianos ainda este ano”, informou Bile.

Segundo o secretário de Administração e Finanças, Giovani Gelson Meneghel, o documento com o teor final da decretação de Estado de Emergência, segue para a esfera estadual, onde deve ser reconhecido pelo órgão.

ASCOM Piratuba / Redação 



Nenhum comentário:
Write Comments

Postagens mais visitadas

Portal Magronada - https://magronada.com.br