49 9 9809 3455

49 9 9113 9761

Mídia Integrada

Piratuba, Ipira, Capinzal, Ouro, Zortéa, Peritiba, Alto Bela Vista






quinta-feira, 9 de junho de 2022

Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpe em Capinzal

Postado por:   Data: Pinterest

Um estelionatário paulista que aplicou um golpe em Capinzal foi preso pela Polícia Civil. Entre segunda-feira, dia 06, e terça-feira, dia 07, ele estava hospedado em um hotel do município. Durante este período, o criminoso conseguiu aplicar o golpe em uma pessoa idosa que perdeu R$ 12 mil e na quarta-feira, dia 08, mais R$ 10 mil. A prisão aconteceu em Criciúma. 
 
O criminoso faz parte de uma organização criminosa, do grupo que passa recolhendo os cartões em residências. Um dos integrantes fica procurando pessoas para fazer a ligação, geralmente para idosos com pouco conhecimento e instrução em redes sociais. O estelionatário que está no município passa para recolher os cartões.  
 
Na ligação, inventam perguntas sobre possíveis compras pela internet com o uso do cartão e geralmente um valor alto. A pessoa confirma que não fez a compra. Os criminosos acabam enganando para que ela entregue os cartões com as senhas, para fazer o cancelamento e enviar para a perícia. Com o cartão e senha, os estelionatários realizam saques e compras. 
 
Assim que a informação do golpe chegou no conhecimento da Polícia Civil, foram iniciadas as investigações para tentar localizar o suspeito. No final da terça-feira, dia 07, foi descoberto que ele havia fugido de Capinzal para Joaçaba. Os policiais passaram a monitorar o homem. Na manhã de quarta-feira, dia 08, o estelionatário utilizou novamente o cartão, fez saques e pagamentos, mas em Criciúma. 
 
A Polícia Civil repassou as informações aos policiais de Forquilhinha. O estelionatário foi preso e autuado em flagrante pelos crimes de estelionato e como membro de organização criminosa. 
 
“Golpes pela internet com a rede social está sendo muito comum, as pessoas têm que tomar muito cuidado, tem que confirmar informações, não pode dar conversa para pessoas estranhas. As agências bancárias não passam na casa para recolher o cartão. Tem que cuidar quando o filho passa a mensagem dizendo que trocou o telefone celular e pede dinheiro emprestado, alegando que não conseguiu baixar o aplicativo ainda, entre outras conversas moles, então confirme antes de fazer qualquer transferência de valores para qualquer pessoa, confirme os dados, retorne a ligação posterior. Existem muitos sites falsos, compra de mercadorias, muitas pessoas comprando mercadorias e que não são entregues porque os estelionatários clonaram sites e propagandas de vendas, as pessoas acabam comprando, não percebendo, de fato, certificando a origem, procedência, enfim, a veracidade e a legitimidade daqueles endereços eletrônicos, depois acaba fazendo um boletim de ocorrência. A Polícia Civil pode até identificar e prender, mas a recuperação do dinheiro é quase que impossível, a pessoa gasta e não tem como fazer o pagamento e o estorno. Então tome muito cuidado quem tem pessoas idosas em casa, orientem, expliquem, antes de passar informações, fazer compras e repasse de valores para pessoas sem checar a verdadeira informação que está chegando a ela” alertou o delegado da Polícia Civil de Capinzal, Gilmar Bonamigo.

Bernardo Souza


Foto arquivo: Polícia Civil de Santa Catarina

Nenhum comentário:
Write Comments

Postagens mais visitadas

Portal Magronada - https://magronada.com.br